sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CUIDADOS COM O FILHOTE EM CASA

Antes de trazer seu filhote para casa, você precisará tomar providências para ela seja segura para ele. Os filhotes são como os crianças pequenas: eles querem explorar todos os cantos da casa e pôr tudo na boca.



Eis uma lista de verificação simples para garantir que sua casa esteja segura antes de deixar o filhote correr livremente: Certifique-se de que todos os produtos domésticos venenosos estão armazenados fora do alcance do filhote. Você colocou os produtos de limpeza domésticos, detergentes de máquina de lavar roupa, alvejantes, desinfetantes, inseticidas, fluidos de limpeza, fertilizantes, bolinhas de naftalina, venenos para insetos, venenos para ratos e outros produtos em armários ou em prateleiras altas? 
Estes produtos podem ser mortais para o seu filhote. À medida em que seu filhote for crescendo, ele será capaz de explorar locais mais elevados e terá a tentação de pular sobre as prateleiras.
Verifique suas Plantas

Muitas plantas no interior e em torno de sua casa podem ser ameaçadoras para o seu filhote. Você sabia que os caroços de damascos e pêssegos, bem como espinafre e tomate verde (Lycopersicon lycopersicum) podem causar doença ao filhote e, em grandes dosagens, podem até ser fatais!


Olhe para Sua Casa do Ponto de Vista do Seu Filhote:
Sente no chão e olhe em volta. Existem cabos elétricos pendentes, pregos soltos, sacos de plástico ou outros objetos tentadores ao alcance do seu filhote? Caso afirmativo, não deixe de guardá-los imediatamente.



ALGUMAS SUGESTÕES ADICIONAIS:


- Nunca deixe seu filhote sem a supervisão de alguém, tanto dentro ou como fora de casa, e mantenha-o fora das sacadas, varandas e coberturas elevadas;
- Os filhotes, não importa de que raça, são tão pequenos que eles deslizam através de aberturas e podem cair. Os filhotes também podem ficar presos em cordas ou no plástico dos suportes de bebidas de seis pacotes. Corte fora estes objetos a fim de evitar problemas;

- Mantenha os botões, cordões, agulhas de costura, alfinetes e outros objetos pontudos fora do alcance do seu animal de estimação;

- Se seu filhote engolir qualquer um destes objetos, ele poderá danificar sua boca e órgãos internos. Não amarre fitas em volta do pescoço do seu filhote. Ele pode se sentir tentado a mastigar a fita, o que pode causar problemas digestivos. Ele também pode se sufocar se a fita ficar presa em alguma coisa.
.
Plantas Problemáticas para Filhotes

Se seu filhote apresentar a tendência de mordiscar a grama, não se aflija. Se este hábito vegetariano continuar e ele tentar mordiscar qualquer planta que possa ser venenosa, FAÇA-O PARAR ou, então, alguns problemas poderão ocorrer. Estas plantas podem levar seu filhote a adoecer e até mesmo matá-lo. Lembre-se, esta não é uma lista completa de plantas perigosas. Você deverá conversar com seu veterinário para saber mais sobre estas e outras plantas que podem ser prejudiciais ao seu filhote.
 
Acessórios:


Tigelas de Alimento e de Água


Escolha tigelas que não tombem. Certifique-se de que elas são fáceis de limpar, uma vez que elas precisão ser lavadas diariamente. Compre tigelas separadas para alimentos e para água. Você poderá comprar tigelas menores no início e, depois, passar para tigelas maiores à medida em que o seu filhote vá crescendo. Isto evitará que ele fique enterrado sob um monte de alimento para cães ou caia em sua tigela de água toda vez que ele beber água.


Coleira

Existe no mercado uma variedade de coleiras leves para seu filhote. Algumas têm fivelas e outras são encaixadas mediante pressão. Independentemente do estilo de coleira que você escolha para seu filhote, não se esqueça de acrescentar uma etiqueta de identificação mencionando o nome do seu filhote, seu endereço e número de telefone.
A primeira coleira do seu filhote deve ser feita de náilon ou couro leve. Para medir o tamanho da coleira do seu filhote, meça seu pescoço e acrescente cinco centímetros. Para certificar-se de que a coleira está ajustada no pescoço da forma apropriada, você deverá ser capaz de enfiar dois dedos entre a coleira e o pescoço do seu filhote. Se seus dedos se encaixarem confortavelmente, isto significa que você tem a coleira de tamanho certo. Se houver espaço extra, você precisará de um tamanho menor. Se ambos os dedos não couberem, então, a coleira está pequena de mais. Poderá levar tempo para o seu filhote se acostumar a usar sua coleira, portanto, não desanime se ele se sentir desconfortável e começar a arranhar sua coleira.


Guia
Elas podem ser  de couro, náilon e retráteis, e em uma variedade de comprimentos.
Sempre mantenha seus filhote em sua guia, a menos que ele esteja em uma área fechada com cerca ou muro. Muitos estados e cidades têm leis relativas ao uso da guia, segundo as quais é obrigatório manter seu filhote em sua guia durante todo o tempo, mesmo em parques públicos e campos de esportes. Segundo estas leis, você poderá ser multado se for apanhado com seu filhote fora da guia. Não se esqueça de recolher o excremento de seu filhote se ele for a um banheiro público como, por exemplo, um parque ou o gramado de um vizinho.

Brinquedos

Todos os filhotes precisam de brinquedos para ajudá-los a se exercitarem e proporcionar a eles uma maneira segura de satisfazer seu desejo intenso de mastigar. Só escolha brinquedos que sejam feitos para filhotes e não possam ser lascados, rasgados ou engolidos. Grandes pedaços de couro cru, objetos de mastigação de náilon e bolas de borracha dura são divertidos e seguros. Como regra geral, se o brinquedo puder se encaixar confortavelmente na boca de um filhote, isto significa que ele é pequeno demais.
A Caixa de Brinquedos do Seu Filhote Não Deve Conter os Seguintes Objetos
Brinquedos de esponja ou objetos com pontas duras, afiadas ou peças anexas, que podem desprender-se e ser perigosas se engolidas.
Sapatos ou outras peças de vestuário pessoal. Ao dar estes objetos ao seu filhote, você simplesmente estará ensinando a ele que ele pode mastigar seus sapatos e fazer buracos em suas camisas.
Rolos de barbante, fios, sacos plásticos e outros objetos domésticos que poderiam alojar-se na garganta do seu filhote levando-o a sufocar-se.
Brinquedos de crianças feitos de borracha macia, pele, lã, esponja ou plástico. Se seu filhote engolir uma pequena partícula destes materiais, ela poderia causar problemas digestivos.


Alimentos para Filhotes

Proporcione ao seu filhote um começo certo,com a nutrição essencial de um alimento para animais de estimação balanceado, dê preferencia a rações super premium.


Vanessa Dornela e Sandro Calzavara
(22) 92120564 - Rio das Ostras/RJ